4 ferramentas que otimizam a gestão de empresas do setor financeiroFontes Promotora de Crédito
4 ferramentas que otimizam a gestão de empresas do setor financeiro

4 ferramentas que otimizam a gestão de empresas do setor financeiro

6 de novembro de 2017
|
0 Comentários
|

Fazer a gestão de empresas tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa, principalmente quando se leva em consideração o cenário econômico atual. São diversas as situações que impactam diretamente na administração da organização e que, portanto, necessitam atenção.

Entretanto, é possível tornar o empreendimento mais ágil e lucrativo, utilizando as estratégias adequadas de organização e planejamento. Conheça algumas ferramentas que podem melhorar a produção e o desenvolvimento do seu negócio.

Softwares para automação de processos internos
O uso de softwares para automação de processos internos é um grande aliado na gestão de empresas, tendo em vista seus inúmeros benefícios, o baixo custo e a facilidade do uso.
Entre as principais vantagens desses programas estão: a garantia de melhorias na produtividade, o monitoramento da organização, a integração da comunicação interna e a redução de custos do negócio. Outro benefício é atualização em tempo real de todos os dados e possibilidade de poder acessá-los de qualquer lugar, reduzindo dessa forma as chances de erros e discrepância das informações.

Mapas mentais
Os mapas mentais possibilitam ordenar as ideias de forma lógica e visual. Seu conceito propõe que, em torno de uma questão central, sejam relacionadas, através de conexões visuais, questões secundárias, terciárias e assim por diante. O desafio consiste em gerar conteúdo relevante, a partir de uma reflexão prévia, para ser organizado no mapa.

A ferramenta pode ser aplicada em situações de planejamento do negócio, marketing, rotina diária e na identificação de oportunidades. Um mapa mental consiste num exercício de lógica para mapear, organizar e interligar o pensamento com aspectos internos e externos do negócio.

Análise SWOT
A análise SWOT é um método conhecido mundialmente, utilizado no diagnóstico das empresas e na formulação de estratégias. Criada em forma de matriz, suas regras são de fácil aplicação e facilitam a elaboração e análise de forma intuitiva.
Por meio da ferramenta é feito um diagnóstico completo, analisando o contexto interno e externo da organização. Essa análise permite um maior embasamento para a elaboração de planos de marketing e de gestão. O resultado apresenta os elementos que necessitam de atenção, assim como os pontos que se destacam.

A ferramenta também permite que as decisões sejam tomadas de forma mais segura, possibilitando uma maior compreensão sobre o cenário organizacional. Com a análise é possível elaborar técnicas para solucionar os problemas, aumentar as oportunidades de crescimento, reduzir os erros e realizar uma previsão de vendas de acordo com as condições internas e do mercado.

Quadro de Modelo de Negócios
O Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas) é uma ferramenta de gestão de empresas que viabiliza o planejamento e a visualização dos principais objetivos de um negócio, assim como suas relações.
O Quadro é composto por quatro etapas principais: o que (proposta de valor), para quem (segmentos de clientes, canais e relacionamento com o cliente), quanto (estrutura de custos e fluxos de receitas) e como (atividades principais, recursos chave e rede de parceiros).

Sua aplicação pode ser feita através de um quadro visível para todos os membros da organização, a fim de que possam discutir, opinar e propor soluções conjuntamente. O Quadro pode ser utilizado desde o momento de criação da empresa ou de uma de suas linhas de negócio, sendo atualizado à medida que as propostas passam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos.

Para estar à frente do mercado é fundamental investir em técnicas, métodos e ferramentas de forma estratégica. Esses fatores podem garantir um bom diferencial, gerando melhorias na gestão e no desenvolvimento do seu negócio.
Agora que você conhece as ferramentas que podem te ajudar na gestão de empresas, aproveite para ler também: por que a credibilidade faz toda a diferença nos negócios?