Aprenda a consultar o PIS e o PASEPFontes Promotora de Crédito
Aprenda a consultar seu PIS e Pasep

Aprenda a consultar o PIS e o PASEP

24 de julho de 2018
|
0 Comentários
|

Você sabe como funciona o PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)? Confira no post abaixo o que eles são, como funciona, e como consultar o seu saldo.

O que é o PIS?

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício garantido aos empregados da iniciativa privada, por meio da lei complementar n° 7/1970, e foi criado com o objetivo de integrar o empregado junto ao desenvolvimento da empresa privada em que trabalha. O pagamento é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O que é o PASEP?

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público é um benefício, instituído pela Lei Complementar n° 8/1970, no qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público.

O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil (BB). Ou seja, ele é um benefício similar ao PIS, mas destina-se aos servidores públicos.

Como consultar?

Os beneficiários do PIS, que é vinculado aos trabalhadores do setor privado, podem realizar o saque na Caixa Econômica Federal, onde também podem obter mais informações sobre o recurso.

É possível consultar o saldo do benefício na internet, por meio do site da Caixa Econômica Federal.

Para os beneficiários do PASEP, que é vinculado aos servidores públicos, o saque deverá ser realizado no Banco do Brasil. É lá também que o contribuinte poderá obter informações sobre o recurso. A consulta do saldo pode ser feita na internet, por meio do site do Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Os trabalhadores do setor privado que contribuíram para o programa e trabalhadores do setor público que contribuíram para o PASEP até 04/10/1988 e que não tenham realizado o resgate total do saldo do fundo têm direito ao benefício.

Quem começou a contribuir para o PIS/PASEP após esta data não tem direito ao saque.

Como saber o número do PIS?

Você pode localizar o número do seu PIS (Programa de Integração Social), também chamado de NIS, PIS/PASEP ou NIT, pela Internet.

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, a diferença é que o PIS é gerado pelo empregador no primeiro emprego e o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) que reúne as informações de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família.

O número do PIS é necessário para consulta FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, entre outras funções.

O número PIS (NIS) pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão ou no site do Cnis.

 
Gostou desse post? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais informações! A Fontes Promotora de Crédito é uma empresa consolidada no mercado nacional que oferta diversas opções de produtos, além de ser referência no alcance de metas pessoais e profissionais. Solucionamos suas necessidades com agilidade, competência e oferecemos as melhores comissões do mercado!