Termos financeiros que você precisa conhecerFontes Promotora de Crédito
Termos financeiros que você precisa conhecer

Descomplicando: conheça os principais termos do mercado financeiro

6 de agosto de 2018
|
0 Comentários
|
Compartilhe:

Você sabe quais são os termos sobre investimentos mais comuns no dia a dia do mercado financeiro? Independente do grau de envolvimento com o tema, é sempre bom conhecer e entender o vocabulário particular desse ambiente.

Por isso, no post de hoje, trouxemos alguns termos sobre investimentos que todo mundo que já investe ou pretende investir precisa conhecer para realizar suas aplicações com maior preparo e assertividade. Acompanhe o texto e fique por dentro do assunto!

 

Taxa Selic

Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Resumidamente, é a taxa que rege os juros do Brasil, definida pelo Comitê de Política Monetária. O seu valor deve ser semelhante às taxas pagas pelos títulos públicos.

Alíquota

A alíquota é um percentual ou um valor fixo, dependendo do que está sendo cobrado, aplicado para calcular o valor de algum imposto.

Juros simples

Juros simples são aqueles calculados apenas a partir de um valor inicial.

Juros compostos

Já os juros compostos são aqueles calculados sobre o valor inicial somados aos juros que se acumularam nos períodos anteriores.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é um mercado no qual as empresas e pessoas interessadas compram e vendem os seus títulos e ações. Ela funciona como um “ponto de encontro” entre quem quer vender e quem quer comprar.

BM&F Bovespa

A BM&F Bovespa é uma Bolsa de Valores brasileira, criada em 2008, com a união da Bolsa de Mercadorias & Futuros e da Bolsa de Valores de São Paulo. Com essa fusão, a bolsa tornou-se a oitava maior do mundo.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título criado pelos bancos e que fica à disposição dos clientes que procuram realizar investimentos. Basicamente, é como um empréstimo realizado ao banco e que traz um retorno financeiro para o investidor.

CDI

Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título que permite que instituições financeiras e bancos emprestem dinheiro (e também peguem emprestado) de outros grupos financeiros que estejam precisando repor seus caixas.

LCI

Outro tipo de investimento é a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), situação em que o cliente investe no setor imobiliário e recebe o retorno financeiro da operação.

LCA

Muito semelhante à LCI, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) também é uma forma de investimento, no entanto, dessa vez os recursos são aplicados no setor do agronegócio.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog e não perca nenhum post. Também não deixe de conhecer a Fontes Promotora de Crédito, uma empresa comprometida que oferece todo o suporte em soluções financeiras para representantes e parceiros.

Compartilhe:
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial