Por que os impostos são tão altos no Brasil e para que eles servem?Fontes Promotora de Crédito
Por que os impostos são tão altos no Brasil e para que eles servem?

Por que os impostos são tão altos no Brasil e para que eles servem?

16 de agosto de 2018
|
0 Comentários
|

 

Quando falamos em dinheiro e contas a pagar, é muito comum surgir a pergunta: “para onde vai o dinheiro dos impostos?”. Principalmente porque os impostos estão incorporados em tudo o que adquirimos ou utilizamos. Quer saber para que servem esses impostos e por que eles são tão altos no Brasil? Acompanhe o post que fizemos sobre o assunto e tire suas principais dúvidas.

Para que servem os impostos?

O objetivo principal da cobrança de impostos é fazer com que o cidadão contribua financeiramente com serviços que podem ser utilizados gratuitamente, como saúde, educação e transporte público. O dinheiro arrecadado, em tese, deve ser utilizado para manter as frotas de ônibus do sistema público de transporte do país, assim como os hospitais, postos de saúde, pronto-socorros e escolas de todo o território nacional com eficiência e qualidade.

Quais são os impostos?

São mais de 70 tributos em vigor, divididos entre cobranças federais, estaduais e municipais. Porém, os impostos podem ser basicamente divididos em dois grandes grupos:

tributos sobre propriedade, como o IPVA e o IPTU, sobre cada serviço ou produto utilizado/adquirido, como é o caso do IPI e do ICMS, e sobre a renda, que é o caso do Imposto de Renda. Além desses, também são cobrados os impostos sobre os serviços públicos.

Mas por que eles são tão altos em nosso país?

O Brasil vem apresentando um aumento nas taxas desde 1998, chegando a 32,6% em 2009.Uma das principais causas para o aumento da carga tributária brasileira está no aumento dos gastos públicos. Após a estabilização do Real, o Brasil reduziu a emissão de moeda e, para financiar os gastos foi preciso aumentar a carga tributária.

Além disso, outro problema relacionado aos altos impostos brasileiros é a falta de retorno dos impostos pagos pela população em prol dela mesma. Há poucos investimentos em educação, segurança, saúde, saneamento básico, entre outros setores. Isso faz com que a população precise gastar ainda mais dinheiro para garantir serviços de qualidade – aos quais deveria, na teoria, ter acesso gratuitamente.

Existe uma solução para o problema?

A redução nos gastos públicos e uma correta aplicação dos impostos poderiam melhorar a qualidade de vida da população brasileira. Isso também ajudaria o Brasil a atingir o patamar dos países desenvolvidos, onde a economia e a qualidade de vida são estáveis e equivalentes.
Quer saber mais informações como essa? Acompanhe o nosso blog e não perca nenhuma informação sobre o mercado financeiro. Também não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram!