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Mindspace: por um lugar na sua mente

14 de novembro de 2019
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A construção do reposicionamento da Fontes

Você está vendo uma nova “cara” nas peças de comunicação. Um novo slogan, um novo conceito. Hoje, viemos te explicar o que está por trás disso tudo. 

Existiu, e sempre existirá, uma profunda transformação interna na forma de gestão da Fontes. Projetos de automatização, inovação, segurança de dados e de tecnologia surgiram em 2018. Entramos no mundo do EAD e a ciência de dados passou a ser parte integrante das decisões estratégicas da empresa. Núcleos de inovação e novos produtos estão em fase de implantação na holding J&A Soluções Inteligentes Multissetoriais, da qual a Fontes faz parte. Isso garante uma capilaridade de novas oportunidades para a empresa e o intercâmbio de soluções entre os mais de 15 negócios que fazem parte da holding.

Posicionamento e Reposicionamento:

Em se tratando de comunicação institucional, que abordamos hoje, é bem importante pontuarmos a diferença entre posicionamento e reposicionamento. Posicionamento é o ato de estudar o lugar que a marca irá ocupar na mente das pessoas, já que relacionar um conceito a uma dada posição é algo quase que natural da mente humana. Já reposicionamento é um ato estratégico. São ações desenhadas para corrigir ou fortalecer a rota entre “como a empresa quer ser vista” (ideal self) e “como ela de fato é vista por seus consumidores/clientes” (actual self).

Agora, viemos apresentar o vídeo de manifesto que marcará esse momento tão especial da Fontes.

Confie em quem entende.

Para chegar a esse ponto, a equipe de marketing imergiu no mercado para entender o atual posicionamento da empresa. Foi quando as palavras “confiança”, “parceria”, “suporte”, “expertise” e “atendimento” surgiram de forma natural no dia a dia da empresa, verbalizada pelos colaboradores e clientes. As duas palavras de ordem – ou “atributos proprietários”, como se elenca em branding: “confiança” e “conhecimento” são a síntese de como o nosso cliente nos percebe e nos posiciona.

Manifesto é a voz da marca. Como ela quer se expressar e qual a sua personalidade. John Lindsay (político, advogado e radialista norte-americano – 1921-2000) disse: “Na política, a percepção é a realidade”. Para a ciência de branding, essa afirmativa é totalmente pertinente. Precisa-se buscar um caminho já existente na mente do consumidor e, simplesmente, se apropriar, fortalecendo, assim, a marca. E foi dessa premissa básica que criamos o conceito “Confie em quem entende”.

Estamos apenas no começo. Esse é mais um pilar da construção desse novo momento da história da Fontes. Teremos pequenas novidades diárias e o eterno desafio em nos superarmos sempre, cumprindo com lealdade o nosso propósito de vida.

Por Mirella Vegini
Diretora de Marketing da J&A Holding

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